3 hábitos matinais que irão melhorar drasticamente suas noites de sono e seu dia de trabalho.

3 hábitos matinais que irão melhorar drasticamente suas noites de sono e seu dia de trabalho.

3 hábitos matinais que irão melhorar drasticamente suas noites de sono e seu dia de trabalho.

Imagine que sua saúde (incluindo quanto tempo você dedica ao seu sono) é como a cabeça de um polvo e que as demais áreas de sua vida são como os tentáculos.

Logo, quando a cabeça do polvo não está legal, os tentáculos não funcionam de forma eficiente. Assim acontece com nossas vidas: se não estamos saudáveis, todas as coisas não funcionarão bem. E uma das formas mais eficientes de se manter a saúde mental, é se dedicando a boas noites de sono.

A maioria das pessoas ficam ligadas em hábitos noturnos, mas saiba que uma boa noite de sono começa com seus hábitos matinais. Assim como em muitas outras áreas de nossas vidas, a forma como começarmos dita como será o final.

Para que você comece amanhã a zelar pela sua próxima noite de sono, trago essas três dicas.

1. Acorde no mesmo horário todos os dias.

É importante que você determine um horário consistente para despertar. Nosso corpo possui uma espécie de relógio interno que opera em um ritmo específico para liberar vários hormônios, como melatonina e cortisol em momentos específicos. Tal liberação ocorre em sincronia com muitas outras funções do nosso corpo. Esses hormônios desempenham um papel importante como nosso sono, humor e energia.

Despertar na mesma hora (ou em horários aproximados) todos os dias treina nosso corpo para se libertar do sono quando precisarmos e nos ajuda a manter nossos hormônios em equilíbrio e a levarmos um dia de trabalho mais produtivo.

2.Exponha-se à luz!

Você faz parte da turma que trava uma luta diária para pegar no sono à noite? Provavelmente isso acontece devido à exposição excessiva às luzes azuis das telas de dispositivos eletrônicos e de outras luzes artificiais. Essas luzes suprimem a produção de melatonina (um hormônio associado ao sono).

Ao contrário do que ocorre à noite, pela manhã você deve se expôr à luz. Esse hábito nos ajuda a equilibrar o nosso ciclo de sono. A exposição à luz, no início da manhã, faz seu cérebro entender que seu dia começou, assim ocorre a supressão da melatonina (você se livra daquele sono chato da parte da manhã) e aumenta o cortisol.

O cortisol e a melatonina têm uma relação inversa. Logo, o cortisol na parte da manhã é fundamental, pois nos proporciona energia, bom humor e disposição, que são essenciais para um dia de trabalho produtivo.

A melhor maneira de aproveitar esses benefícios é se expondo ao sol da manhã. Com a luz solar, você obterá, além de uma dose natural de vitamina D, que beneficia seu humor, previne contra o envelhecimento, desperta do sono, fortalece o sistema imunológico e o cérebro, entre muitas outras funções corporais importantes.

3.Pratique atividades físicas.

Pesquisadores da Appalachian State University descobriram que pessoas que praticam exercícios na parte da manhã tiveram os ciclos de sono mais benéficos e diminuíram a pressão arterial. Os exercícios noturnos, por outro lado, interferem na qualidade do sono por gerar níveis elevados de cortisol, diminuindo assim a produção de melatonina.

Os exercícios matinais ajudam a aumentar a produtividade, melhoram o aprendizado e o humor. Além disso, os exercícios praticados na parte da manhã queimam mais calorias do que em qualquer outro período do dia.

 

Por fim, deixo a seguinte mensagem: se você está procurando os “segredos” para ser bem sucedido e prosperar em sua carreira, priorizar seu sono é um excelente começo. O sono é seu amigo e possivelmente a maior moeda que você já possui para dar um upgrade em todos os aspectos de sua vida.

 

 

Fonte: “3 Morning Habits That Will Dramatically Improve Your Sleep (and Workday)” by Entrepreneur.

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