5 formas de liderar com inteligência emocional para aumentar a produtividade de sua equipe!

5 formas de liderar com inteligência emocional para aumentar a produtividade de sua equipe!

5 formas de liderar com inteligência emocional para aumentar a produtividade de sua equipe!

Hoje, as pessoas estão muito mais conscientes sobre o propósito de nossas atividades e relações de trabalho, por isso, querem que seus líderes também sejam conscientes sobre sua postura. Em geral, os empregados tornaram-se mais sensíveis sobre a melhor forma de co-existirem e desejam um ambiente de trabalho que lhes permita ser quem eles realmente são.

Por isso, vemos que eles próprios buscam gerir suas carreiras e estão atrás de empregos que realmente alimentem sua paixão, satisfaçam seus desejos e potencializem seus talentos. Além de oportunidades de progredirem em suas carreiras, as pessoas querem que seus supervisores e líderes passem a ter um contato pessoal (não apenas como colegas de trabalho) para se assegurarem de que o seu plano de carreira esteja em um alinhamento adequado com seus objetivos pessoais e profissionais.

Os líderes são tão focados em permanecerem relevantes para seu próprio ganho pessoal que se esqueceram de serem mais sensíveis sobre a melhor forma de servir aos seus empregados. No final, os líderes se tornam mais valiosos quando eles podem aumentar a produtividade e engajamento dos funcionários e gerar resultados através da criação de um ambiente de trabalho em equipe que garanta o melhor desempenho de todos. Isso requer que os líderes sejam grandes mentores, bem como patrocinadores, que possam ajudar os seus colegas a captarem melhor as oportunidades de trabalho e alavancarem suas carreiras.

Além dos papéis tradicionais de liderança e responsabilidades, as incertezas do atual mercado de trabalho exigem que os líderes sejam muito mais sensíveis sobre o que mais importa para os seus empregados. Todos somos diferentes e os líderes devem ser mais conscientes sobre formas de abraçar essas diferenças e estrategicamente aproveitá-las para criar e manter oportunidades únicas dentro de seus departamentos e negócios.

A verdade é que eles devem ser mais emocionalmente inteligentes para serem mais eficazes em maximizar os resultados desejados. Aqui, estão 5 maneiras de começar.

 

1. Preocupe-se com as pessoas.

Preocupar-se é uma coisa simples de fazer, mas nem sempre isso é expresso com sinceridade. Os líderes precisam equilibrar a razão e a emoção. Isto significa que os líderes não podem ser sempre tão rigorosos sobre o que é exigido de seus empregados. Rigor exige bom timing e foco para construir e manter a dinâmica. Como líderes, temos de mostrar maturidade, juntamente com a nossa paixão, e sermos mais compassivos, a fim de equilibrarmos o que o trabalho exige com o nosso lado humano. Os funcionários não querem se sentir como um rebanho de gado – mas como pessoas que estão sendo reconhecidas por seu trabalho duro e esforço. Para a maioria, os funcionários não precisam de um chefe rigoroso; eles só precisam de alguém que os lembre do que é esperado deles. Se isso for feito com o tato adequado, acredite: as pessoas irão executar seu trabalho com perfeição.

Faça um esforço extra para dizer obrigado e ser coerente sobre esse agradecimento. Aproveite seu tempo para orientar seus funcionários. Mostre que você se preocupa com as pessoas. Este gesto é mais poderoso do que você pode pensar e permite que você atinja suas metas e objetivos.

2. Use as diferenças entre as pessoas para fazer uma “grande diferença”.

Vivemos em um mundo onde as diferenças entre as pessoas são mais evidentes do que nunca. As pessoas querem ser autênticas e tendem a gostar daqueles que abraçam suas diferenças. Os líderes de hoje devem ser mais sensíveis sobre como gerenciar as diferenças das pessoas para montar grandes equipes com talentos e habilidades únicos. Esteja atento e procure a conexões que há nas diferenças entre as pessoas. Sim, isso é possível!

Não veja as diferenças como um problema, mas sim, como um belo mosaico de oportunidades.

Nossas diferenças alimentam nossas perspectivas, possibilitam a inovação e a criatividade. Alguns podem chamar isso de “diversidade” -, mas essa palavra tornou-se associada com justificativa. Não estou sugerindo que você deva justificar suas próprias diferenças – mas sim, aprender a abraçar e alavancar essas diferenças quando as pessoas trazem suas ideias originais e ideais para sua empresa. Quanto mais inclusivo você for, maior a amplitude e profundidade de oportunidades ao seu redor.

3. Ajude seus empregados a compreenderem o valor de se alcançar a excelência.

Os líderes não devem fazer de seus empregados suas cópias, mas, sim, atuarem na motivação dos empregados para que trabalhem à sua maneira e que atinjam seus objetivos. Permita que seus funcionários experimentem o lado humano do que o sucesso pode trazer para as suas famílias e vida para sua pessoal.

Hoje as pessoas querem sentir que estão fazendo a diferença, assim, elas podem fazer a diferença para si e para aqueles que as rodeiam. Cuide de seus funcionários de forma que lhes permita serem bem sucedidos e que vejam o significado de seu trabalho.

Significado é a força que muda a vida das pessoas e suas perspectivas sobre o que mais importa.

4. Seja responsável. Seja um exemplo.

Só porque você está no comando não significa que você não pode ser um igual. Isto significa que, como um líder, você deve manter-se igualmente responsável e seguir as mesmas regras e o ter o mesmo engajamento que você espera de seus funcionários. Os melhores líderes sempre fazem isso, mas, no mundo de hoje, esse comportamento deve ser mais evidente. Funcionários apreciam líderes que compartilhem sua realidade. Eles querem que seus líderes sejam uma parte mais integrada da equipe, mais disponível e menos misteriosa.

Admita quando você estiver errado e seja transparente na forma como você lida com os outros. Os funcionários sentirão que você é confiável se você revelar os pontos onde precisa melhorar. Seja realista e verdadeiro. Os líderes de antigamente usavam sua autoridade para influenciar conversas e atitudes. Hoje, no entanto, ser responsável, ser um igual, e ser confiável é algo muito mais valioso. Os funcionários seguem aos líderes que são acessíveis e compreensíveis; aqueles que irão arregaçar suas mangas e lutarem as batalhas com eles e como eles.

O senso de responsabilidade define suas reais intenções. Quanto mais responsável, mais você pode ser confiável para as pessoas.

5. Seja consciente sobre as necessidades de sua equipe.

Ajude seus funcionários a desenvolverem todo o seu potencial. Todos nós temos a capacidade de melhorar e aumentar nosso desempenho e produtividade. No entanto, as melhorias são uma consequência do feedback contínuo, recomendações e sugestões.

Seja um líder melhor e obtenha o máximo de produtividade de seus funcionários por ser mais consciente sobre suas necessidades. Lembre-se de: se o desempenho de sua equipe ultrapassou a meta, não significa que cada funcionário não pode continuar a crescer e a amadurecer em seu trabalho. A equipe é mais poderosa quando cada membro é continuamente motivado a melhorar e a renovar suas ideias.

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