“A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Nicholas Taleb

“A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Nicholas Taleb

“A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Nicholas Taleb

A metáfora que dá nome ao titulo é baseada na crença de que todos os cisnes do mundo são brancos. Essa crença se fortalecia cada vez que um novo cisne branco era avistado. Porém, ela caiu de uma vez quando foi avistado um único cisne negro na Austrália. Metodologicamente se trata de uma desvalorização do método indutivo – dada sua fragilidade.

1.A melhor estratégia para o empreendedor é confiar menos no planejamento e concentrar-se no aperfeiçoamento máximo e no reconhecimento de oportunidades, assim que elas se apresentam. Portanto, discordo dos seguidores de Marx e de Adam Smith: a razão pela qual os mercados livres funcionam é porque eles permitem que as pessoas tenham sorte, graças a tentativas e erros agressivos, não dando recompensas ou “incentivos” à habilidade. A estratégia “matadora” é, então, tentar aproveitar o maior número de oportunidades que você puder.

2. A consequência de se arriscar, em geral, é inversamente proporcional ao que se espera que ela seja.

3. A categorização é necessária aos seres humanos, mas torna-se patológica quando as categorias são considerada como definitivas. Assim, elas impedem que as pessoas atravessem as fronteiras e mudem de patamar.

4. O que é surpreendente não é a magnitude dos nossos erros, mas a nossa falta de consciência.

5. Quanto mais informações você fornece a alguém, mais hipóteses essa pessoa formulará ao longo do caminho e isso se tornará um problema. O ruído do excesso de informação desvia nossa atenção da informação que realmente importa.

6. A maneira de evitar os males do “blá blá blá” nas empresas é fazer com que as pessoas vivam sua narrativa e experimentem sua história.

7. Em geral, os cisnes negros positivos levam mais tempo para mostrarem seu efeito, enquanto os negativos aparecem rapidamente. Isso acontece porque é muito mais fácil e rápido destruir do que construir.

Compre, aqui, o seu livro: http://amzn.to/2iFGKWx

January 12, 2017