“Abundância”, de Peter H. Dimanais e Steven Kotler

“Abundância”, de Peter H. Dimanais e Steven Kotler

“Abundância”, de Peter H. Dimanais e Steven Kotler

Muitas vezes, acreditamos que tempos difíceis estão se aproximando. A maioria de nós se pergunta quanto tempo falta para o mundo entrar em um colapso econômico, social ou climático. Será que isso é apenas uma questão de tempo?

O livro “Abundância”, escrito por Peter H. Dimanais e Steven Kotler, discute o outro lado dessa questão. Longe de se aproximar do fim, a sociedade está prestes a entrar em um futuro brilhante e inovador. Mudanças no mundo dos negócios, da tecnologia e da economia transformarão o mundo em um lugar melhor. Ao ler esse livro, você descobrirá quais são essas mudanças e perceberá que algumas são menos óbvias que as outras.

Por exemplo, você sabia que o poder da computação de laptops comuns está perto de ultrapassar habilidades de processamento do cérebro humano? Ou como o acesso à internet está tornando mais fácil o acesso à educação para crianças do mundo inteiro? Ou como a engenharia genética das algas pode resolver a crise energética do mundo?

Inovações tecnológicas e sociais farão da nossa sociedade um lugar melhor. Juntas, elas poderão nos afastar dos perigos que enfrentamos e nos levarem a um futuro brilhante, otimista e abundante.

Confira alguns dos principais pontos do livro:

  • A estrutura de nosso cérebro e a mídia estão nos fazendo ter uma visão pessimista sobre o futuro.
  • A complexa teia de relacionamento entre a maioria dos problemas mundiais pode ser resolvida em conjunto.
  • Longe de serem causadoras da pobreza mundial, as grandes empresas podem ajudar a elevar a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas em todo o mundo.
  • Os métodos de educação tradicionais já não funcionam e precisamos repensá-lo.
  • O sucesso do futuro depende de inovarmos com toda a liberdade, sem termos medo de falhar.
  • Os processadores computacionais estão preparados para superar a capacidade do cérebro humano para calcular nos próximos 15 anos.
  • Assim como a tecnologia avança e se torna mais acessível, os robôs poderão assumir seu tão anunciado papel na sociedade.
  • A nanotecnologia nos permite criar novos materiais com qualidade e funções nos levando a avanços significativos em diversas áreas.
  • Impressão 3D: está mudando os conceitos de design e criação, permitindo a inovação em massa e reduzindo desperdício.
  • A Biotecnologia nos dá soluções para problemas globais, principalmente na agricultura, saúde, energia e meio ambiente.
  • O conectividade global acelera o compartilhamento de informações, resolvendo problemas sociais e combatendo a opressão.
  • Avanços no campo de energia solar estão democratizando seu uso, diminuindo seus preços e permitindo a inovação.
  • Métodos mais eficientes de cultivar alimentos, como fazendas urbanas, irá reduzir significativamente a necessidade por recursos naturais e terra.
  • O acesso ao uso de sensores irá ajudar a reduzir custos para melhorar os sistemas de entregas e transporte.

“Abundância” é um livro que nos leva em um tour de tirar o fôlego pelos avanços da tecnologia e suas implicações no crescimento exponencial, benefícios, desenvolvimento e melhorias da sociedade. Desde o papel dos robôs e da inteligência artificial para melhorar a área de saúde até o uso da nanotecnologia para ajudar na conservação dos recursos naturais, esse livro nos dá razões para esperarmos um futuro brilhante, onde a ordem será a abundância.

May 25, 2017