“Do sonho à realização em 4 passos”, de Steven Gary Blank

“Do sonho à realização em 4 passos”, de Steven Gary Blank

“Do sonho à realização em 4 passos”, de Steven Gary Blank

Se você já teve algum contato com o mundo das startups sabe que gerência-las pode ser algo caótico. Geralmente, temos que lidar com milhares de projetos, tarefas e detalhes que são vitais o que nos deixa perdidos e mergulhados em um mar de atividades incompletas.

“Do sonho à realização em 4 passos” é um livro que irá ajudá-lo a ver com clareza quais são as áreas de prioridade do seu negócio. Assim, você saberá o que deve priorizar antes de agir e a descobrir o que simplesmente não irá funcionar. Além disso, a partir de exemplos reais, você aprenderá com os erros de outras startups.

Confira os principais insights da obra:

  • Como identificar o seu cliente ideal.
  • Como descobrir o tipo de mercado no qual seu negócio irá operar.
  • Porque é importante lançar o seu produto o quanto antes, ao invés de ficar apenas planejando-o para que fique perfeito.
  • Diferente das grandes empresas, as startups precisam procurar seus clientes e provar para eles o valor de seu produto.
  • Para se manter no caminho certo, toda startup precisa definir com clareza sua missão e valores. Eles são o coração de sua empresa.
  • Startups desenham suas estratégias de acordo com o mercado no qual estão inseridas.
  • Erros acontecem e o mercado está sempre em transição: startups precisam aprender com seus erros e a reagir rapidamente.
  • A etapa de Desenvolvimento de Clientes pode levar uma startup ao sucesso da mesma forma que confiar demais em um produto pode levar uma startup ao fracasso.
  • As startups precisam, primeiro, desenvolver um produto para seus “early adopters”, não para seu mercado-alvo.
  • À medida em que uma startup cresce, precisa criar estratégias para chegar até seu nicho de mercado.
  • Startups precisam definir que mensagem desejam enviar aos seus clientes e escolher qual é o melhor meio para fazer essa comunicação.

Mensagem principal do livro: 

Startups não são miniaturas de grandes empresas. Enquanto as grandes empresas apenas implementam suas estratégias, startups precisam continuar descobrindo qual é o seu mercado e quais são as estratégias ideais. Para alcançar o sucesso, startups precisam ouvir seus clientes e definir estratégias flexíveis.

Não importa o que sólida seja sua startup, uma coisa é certa: você passará por milhares de incertezas, em meios às quais você não saberá as respostas. Seus valores e declaração de missão são o que irá manter você no caminho certo.

Mas, como podemos definir nossa missão e nossos valores?

Seus valores, de alguma forma, devem transparecer sua moral e aquilo que você acredita. E, acima de tudo, eles devem mostrar o que sua empresa tem de diferencial, ou seja, o que a torna única, diferente das concorrentes. Esse ponto pode ser, por exemplo, a maneira como você trata seus clientes.

Sua declaração de missão, por outro lado, deve transmitir seus objetivos com clareza, as principais tarefas a realizar e o motivo pelo qual seus empregados vão trabalhar em sua empresas todos os dias.

May 3, 2017