Drive, de Daniel Pink

Drive, de Daniel Pink

Drive, de Daniel Pink

Recompensas e punições são eficazes a curto prazo como incentivos ao desempenho. A longo prazo, no entanto, eles levam a comportamentos prejudiciais. A paixão e a dedicação por parte dos funcionários são melhor alcançadas através da autodeterminação, possibilidade de melhorias e de metas significativas.

 

As seguintes questões são abordadas no livro:

-Que tipos de motivação existem e como funcionam.

-Motivação 1.0 e Motivação 2.0: necessidades básicas e a cenoura e o chicote.

-Motivação 3.0 – motivação intrínseca.

-A filosofia da cenoura e do chicote pode ter consequências nocivas.

-Como funciona a motivação intrínseca e como ela nos influencia?

-As promessas extrínsecas destroem a motivação intrínseca.

-Entre no fluxo: o impulso interior para a perfeição leva à paixão e à dedicação.

-A busca por um significado: um impulso interno fundamental.

-Como aumentar a motivação intrínseca no trabalho cotidiano.

-Minha tarefa, meu tempo, minha equipe! A autodeterminação promove a motivação intrínseca.

-Empresa efetiva: atualizando para 3.0.

 

Em uma época onde computadores e empregados dão o melhor de si nas empresas, o que podemos fazer para nos destacar? A resposta é: precisamos desenvolver nossas habilidades associadas ao lado direito do cérebro, que antes eram menos valorizadas que as habilidades do lado esquerdo, que compreende as habilidades analíticas. Compreender cada habilidade e como elas se relacionam como nossa motivação é o foco desse livro.

 

Atém disso, Daniel Pink esclarece os mistérios da motivação humana:

Motivação 1.0: Compreende as necessidades básicas do ser humano, que eram a principal força motriz das relações de trabalho.

Motivação 2.0: Compreende a motivação extrínseca, ou seja, métodos de recompensa e punição, como meios de moldar o comportamento dos empregados. Esse é o tipo de motivação que predomina nas empresas e que, por sinal, não funciona mais.

Motivação 3.0: É a motivação mais eficaz nos dias de hoje. Compreende a motivação intrínseca, ou seja, os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer.

 

O livro é recomendado, principalmente, para líderes que querem atualizar suas empresas para 3.0 e querem ficar por dentro do que motiva o ser humano diante do cenário atual.

February 22, 2017