A Arte do Essencialismo

A Arte do Essencialismo

O Essencialismo é a arte de discernir entre o barulho externo e a sua própria voz interna. Não é uma lista tática de gerenciamento de tarefas e tempo. É algo maior do que isso. O Essencialismo é uma mentalidade e um modo de vida. Infelizmente, vivemos em um mundo onde é considerada uma coisa positiva a atitude de assumir mais e mais tarefas e responsabilidades, pois isso é sinal de que o resultado final será o maior sucesso. Mas, isso não é verdade.

O conceito de Essencialismo representa um grande desafio, pois implica em abrir mão de um dos nosso maiores hábitos: assumimos tarefas demais, subestimamos seu prazo de entrega e isso acaba interferindo nas áreas mais importantes de nossas vidas. O Essencialismo é o que nos ajuda a equilibrar nossa existência.

Nós trabalhamos. Trabalhamos mais. Temos mania de dizer sim para tudo. Sabemos que temos muito o que fazer, por isso tentamos fazer TUDO. Saiba que há uma palavra para definir esse comportamento: loucura! É loucura pensarmos que podemos assumir tudo e fazer tudo.

Agimos dessa forma porque vivemos no mundo do “mais”: faça mais, assuma mais, ajuste mais. Nossa sociedade é caracterizada pelo desejo do “mais”, por isso, mesmo inconscientemente, estamos sempre assumindo tarefas adicionais.

Greg McKeown, autor do livro “Essentialism: The Disciplined Pursuit of Doing Less” (“Essencialismo: A disciplinada busca por menos”) afirma: “Toda a nossa sociedade se tornou consumida pela busca indisciplinada do mais. A única maneira de superarmos esse problema é mudarmos a maneira como pensamos e adotarmos a mentalidade do fazer apenas as coisas que são essenciais e precisamos fazer isso agora”.

O essencialismo é uma mentalidade, não uma estratégia ou dica.

Greg nos aconselha que, ao invés de assumirmos tarefas, automaticamente, precisamos treinar a nós mesmos para adotar uma mentalidade especialista. Precisamos nos conscientizar desse problema e o livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” promete nos dar uma ajuda e tanta: “O objetivo desse livro é chamar a atenção para esse problema, do qual a maioria de nos não tem consciência, e que é causado pelo contexto em que vivemos. O essencialismo é o que nos desperta e nos ajuda a mudar nossa mente para uma nova maneira de pensar “.

Clique, aqui, e embarque no movimento pela busca do menos: http://amzn.to/2l71Wtk

 

Fonte: http://www.forbes.com/sites/lawtonursrey/2014/04/17/the-art-of-essentialism/#7a2827815e18

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.