Do sonho à realização

Do sonho à realização

Heloísa Helena Assis, conhecida como Zica, nasceu em uma família simples. Os pais, que trabalhavam como biscateiro e lavadeira, tinham a missão de criar e educar 13 filhos. Apesar das dificuldades, em seu lar reinava o amor e a união, detalhe que fez toda a diferença em sua vida.

Desde os nove anos de idade, atuou como babá, faxineira e empregada doméstica e, para aumentar sua renda, passou a trabalhar com vendas informais. Zica, que sempre teve o empreendedorismo em sua essência, não se contentava em ser mais uma vendedora. Ela pesquisava e visitava fábricas dos produtos que vendia com o intuito de saber mais sobre sua qualidade e origem a fim de oferecer o melhor para seus clientes.

Em sua juventude, Zica enfrentou o preconceito por seus cabelos serem crespos, rebeldes e volumosos. Para ser aceita no mercado, alisou os cabelos, mas vivia com grande tristeza e insatisfação. Ter cabelos naturalmente bonitos tornou-se seu maior sonho.

Aos 21 anos de idade, fez um curso de cabelereiro para entender seu tipo de cabelo e, assim, conquistar seu principal objetivo. Aprendeu todas as técnicas que o mercado exigia e se apaixonou pela profissão, porém não conseguiu resolver seu problema. Mas Zica estava disposta a realizar seu sonho e decidiu usar seus conhecimentos para criar um produto que atendesse às suas necessidades e que pudesse ser compartilhado com outras pessoas. Passou a combinar elementos químicos, aos quais ela chamava de “pozinhos”, e a realizar experiências nos próprios cabelos e também nos familiares. Foram anos de provas sem sucesso, queda de cabelos, reclamações do marido e ainda assim, ela se manteve determinada e não desistiu.

Após dez anos de testes, Zica caminhava pela comunidade onde morava quando foi abordada por uma prima, que elogiou seus cabelos. Então, ela percebeu que havia acertado desta vez. Entusiasmada, aperfeiçoou o produto, chamado “Super Relaxante”, registrou e partiu para uma nova etapa de seu sonho: abrir um salão de beleza para compartilhar sua descoberta.

Para abrir sua empresa, ela necessitou da ajuda de pessoas próximas, entre elas, seu marido. Zica o convenceu a vender o único bem da família, um automóvel Fusca (ano 1978) por R$3.000,00. Tal quantia foi o mais alto investimento realizado pela empresa. Foram convidados mais dois sócios: Rogério Assis, irmão de Zica, e sua amiga Leila Velez.

Em um período de aproximadamente três meses, formavam-se filas quilométricas na porta do pequeno salão, desde as 5h da manhã. As pessoas buscavam, além de um cabelo natural e bonito, a realização de sonhos, oportunidades de emprego e até a realização de planos pessoais.

Atualmente, Zica Assis é uma mulher bem-sucedida e considerada pela Forbes, revista americana da área de negócios e economia, como uma das empresárias de destaque a nível internacional.

AS 10 LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM AS FUNDADORAS DO INSTITUTO BELEZA NATURAL

Zica Assis e Leila Velez, amigas, sócias e fundadoras do Instituto Beleza Natural, superaram várias barreiras para conquistar um sonho. O principal objetivo do empreendimento é resgatar a autoestima de suas clientes, especialmente mulheres de classes sociais menos favorecidas. Com base em suas experiências, confira lições de vida que as duas nos ensinam, tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional.

1 – TRABALHE COM DEDICAÇÃO
Zica batalhou para alcançar seus objetivos. Foi dedicada em todas as profissões que exerceu. Mesmo que você ainda não esteja na situação ideal, enxergue cada emprego que tiver como um degrau da escada que conduz para o sucesso.

2 – 
NÃO TENHA MEDO DE FAZER EXPERIÊNCIAS
O “Super Relaxante”, produto de beleza para cabelos cacheados, é o melhor do mercado. Porém, para essa conquista, foram necessárias várias experiências. Não temos a obrigação de acertar na primeira tentativa, todavia, para alcançar nossos objetivos, temos o dever de dar mais uma chance a nós mesmos.

3 – 
CRIE
Zica precisava de um tratamento para seus cabelos crespos, algo inexistente no mercado. E o que ela fez? Criou uma fórmula que atendesse a essa necessidade. Tal ação beneficiou a ela própria e à sociedade.

4 – 
NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS
Muitas pessoas tentarão fazer você desacreditar de seus sonhos, assim como fizeram com Zica e Leila, mas cabe a você decidir seguir em frente ou não. Aparecerão dificuldades, mas vale a penar lutar.

5 – 
TENHA UMA VISÃO DIFERENCIADA
Leila Velez foi funcionária da McDonald’s. Ela observou cada detalhe dos processos de produção e, hoje, aplica várias técnicas no Beleza Natural. Toda experiência tem algo valioso a nos ensinar, basta aprender a ver além.

6 – 
INOVE
Ofereça além do trivial. Invista em diferenciais: isso é empreender. Zica não se contentava em ser “mais uma”, por isso, inovação é uma das características mais fortes de sua empresa.

7 – 
SEJA “GENTÓFILO”
A expressão é curiosa, mas Leila Velez explica: “gentófilo” é aquele que gosta de gente, gosta de abraços, de movimento. Essa característica varia conforme a personalidade, porém o mais importante é que compreendamos que cada ser humano tem muito a ensinar, a contribuir e tem um valor inestimável.

8 – 
BUSQUE CONHECIMENTOS
Zica nos mostrou sua sede por saber, desde sua época de vendedora, e Leila estudou para aprimorar seus conhecimentos e gerir melhor seu negócio. Para crescer é fundamental buscar conhecimentos sem cessar, o ser humano está sempre propício a aprender.

9 – SEJA ENTUSIASMADO
Leila nos diz que o entusiasmo traz as pessoas certas para contribuir com a realização de nossos sonhos. Esse ânimo lhe dará uma força inabalável, você será capaz de vencer qualquer obstáculo que surgir pelo caminho.

10 – 
ESPALHE SEUS TALENTOS PELO MUNDO
Não limite suas habilidades. Assim como Zica e Leila, use seus talentos em prol de sua comunidade, do país, do mundo. Acredite: você tem muito potencial e é capaz de fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

 

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7Jq2mErHl9g

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.