Como lidar com um chefe ZERO inteligência emocional?

Como lidar com um chefe ZERO inteligência emocional?

Afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é definida pela capacidade de compreender e gerir as nossas emoções e as daqueles que nos rodeiam.

Pessoas com uma alta inteligência emocional:

  • Podem ler com precisão suas próprias emoções e as dos outros e associa-las a experiências que já viveram, adquirindo um amplo aprendizado sobre formas de lidar com pessoas.
  • Usam a emoção para criar formas de pensar com clareza, quando precisam estar calmas, conseguem fazer isso facilmente.
  • Entendem a evolução dos estados emocionais e agem para que, por exemplo, o sentimento de frustração (o seu próprio ou de outra pessoa) se agrave e se transforme em raiva.
  • Têm total controle sobre suas emoções e exercem controle até mesmo sobre as emoções dos outros.

Já, quando você diz que seu chefe possui baixa inteligência emocional, isso pode significar que ele:

  • não tem consciência do quanto suas atitudes prejudicam a equipe;
  • possui a mente fechada para tudo;
  • não sabe do que sua equipe precisa para ser mais produtiva e realizar melhor o seu trabalho.

Segundo Sigal Barsade, psicologa da Universidade da Pensilvânia, as pessoas com baixos níveis de inteligência emocional têm dificuldades para captar, compreender e processar mensagens. Logo, podemos imaginar que elas não lêem totalmente as emoções (sejam as suas próprias ou as de outras pessoas) e apenas recebem essas informações sem processá-las e tirar conclusões.

Infelizmente, muitas pessoas criticam ou desprezam aqueles que ainda não perceberam a importância de desenvolver sua inteligência emocional. Mas isso não faz sentido, afinal, não podemos cobrar das pessoas habilidades que elas não possuem.

 

Esclareça! (E nada de sarcasmo!)

Por exemplo, se você não resiste a um dose de sarcasmo (uma forma de mostrar que o que você está dizendo é diferente do que você sente) com essas pessoas (no caso, com seu chefe), abandone esse hábito e tente falar diretamente. Essas pessoas não conseguirão captar seu sarcasmo, o que ocasionará em um grande mal entendido.

Ao se comunicar de forma clara, incluindo sua fala e sua linguagem corporal, seu chefe conseguirá entender sua mensagem, você ficará mais calmo e ele também. Outra dica (complexa, mas valiosa) é dar feedbacks sobre o comportamento do seu chefe em tempo real, ou seja, assim que ele tiver alguma atitude desagradável. Para isso, procure aperfeiçoar suas habilidades de conversação.

Imagine o seguinte exemplo: É sua primeira semana em seu emprego. Você está em uma reunião com seus colegas de trabalho. Então, seu chefe faz um comentário que faz você se sentir excluído, que dá a entender que sua opinião não tem o menor valor para a equipe.

Como devemos agir diante dessa situação?

Dar o seu feedback para o chefe!

Afinal, se ele não receber esse retorno sobre sua atitude, continuará a se comportar dessa maneira. Como uma pessoa emocionalmente inteligente, seu papel é dar ao seu superior uma visão mais profunda sobre suas atitudes.

Se você não pode falar o que pensa no momento em que aconteceu o fato, assim que terminar a reunião, marque um horário para uma conversa com seu chefe. Sabemos que é uma situação delicada, mas siga as dicas abaixo e saiba a melhor maneira de abordar o assunto:

1. Esclareça o propósito da conversa.

Quando marcar a conversa diga que quer conversar sobre algo muito valioso para a relação de trabalho entre vocês.

2. Conte sua história.

Comece a conversa contando o que aconteceu na reunião.

3.Ouça.

Escute o que ele tem a dizer e sintonize com suas emoções.

4.Esclareça o significado.

Conte o impacto que o fato ocorrido na reunião teve sobre você.

5.Aprofunde.

Ajude seu chefe a descobrir o que poderia fazer diferente.

6.Faça um acordo.

Conversem sobre o que pode ser feito por todos para que essa situação não aconteça novamente.

7.Conclua.

Ao terminar a conversa, reforce o quanto esse momento foi rico e produtivo para você.

 

Ao assumir sua vulnerabilidade em conversas como essa, você ajudará as pessoas a enxergarem informações e a decifrarem emoções.

 

 

Adaptado de: http://www.fastcompany.com/3024344/leadership-now/how-to-deal-with-a-boss-with-zero-emotional-intelligence

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