De desempregado a milionário

De desempregado a milionário

No início dos anos 1930 os Estado Unidos viviam uma grande crise. Como consequência um em cada quatro trabalhadores perdeu o emprego, o que resultou em cerca de 12 milhões de americanos desempregados.

O engenheiro Charles Darrow também foi uma das vítimas da crise. Preso em casa e sem nenhuma outra ocupação, ele se entretinha contando histórias e inventando brincadeiras para os filhos pequenos.

Em uma tarde, recordou um passatempo que havia aprendido na trabalho, que consistia em negociar imóveis por valores fictícios. Como o jogo tinha regras complexas, as deixou mais simples, pegou uma toalha de mesa, desenhou uma pequena cidade e foi se divertir com os filhos.

Logo, a brincadeira conquistou os filhos, os vizinhos e os amigos. A única que não aprovou a ideia foi a esposa, que ficou sem sua estimada toalha de mesa. Porém, o engenheiro a rendeu aos encantos do brinquedo por fazê-la pensar que ele poderia ser o futuro da família.

Animado com a possibilidade de gerar renda com sua invenção, Charles procurou um grande fabricante de brinquedos e expôs detalhadamente a sua ideia. Porém, os executivos afirmaram que o jogo era “chato”, lento, tinha regras complexas e que não teria a menor chance de fazer sucesso.

Charles, que possuía uma mentalidade voltada para o crescimento, não se intimidou com o retorno dos empresários e decidiu fazer todo o processo por conta própria. Acreditava que todo o sucesso que seu brinquedo fazia não era por acaso. Reuniu amigos, familiares e vizinhos, que estavam desempregados como ele e juntos, todos contribuindo com os recursos que podiam, e criaram cinco mil unidades do jogo. Todos foram negociados e vendidos para uma loja de departamentos local.

Charles Darrow, em 1958. (Foto: Courtesy of Bloomsbury)

O sucesso foi estrondoso e logo o estoque foi esgotado. Apesar da crise, as pessoas não hesitavam em adquirir o produto porque pensar em propriedades, riqueza e fartura dava grande alívio a elas. A maior aliada de Charles foi a grande propaganda boca a boca, feita pelos conhecidos que já conheciam a novidade. O sucesso foi tanto, que Charles foi chamado pela mesma empresa que havia dito que sua ideia não daria certo.

O mundo dá voltas, não? Os empresários estavam muito interessados no brinquedo, elogiaram sua criatividade e fizeram uma excelente proposta para que pudessem produzir juntos. O engenheiro aceitou e o produto foi produzido em grande escala, conquistando o mundo inteiro. Dessa forma, nasceu o jogo Banco Imobiliário (ou Monopoly, em inglês), que fez de Charles o primeiro fabricante de brinquedos milionário da história. Hoje, sua criação está presente me mais de 80 países e em 26 idiomas diferentes, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já tenham jogado Banco Imobiliário em algum momento de suas vidas.

No empreendedorismo, não importa quão difícil seja uma situação, se tivermos mentes imaginativas e começarmos pedindo a ajuda de nossos amigos para validarmos nossas ideias, seremos capazes de contornar qualquer dificuldade.

 

( Adaptado do livro “Oportunidades Disfarçadas” de Carlos Domingos)

Quatro lições que Charles Darrow nos ensina com a invenção do Banco Imobiliário

1. Veja oportunidades nas coisas simples

Charles viu em um jogo que criou para distrair os filhos uma oportunidade para empreender. Se atente às coisas simples e encontre novas possibilidades para seus negócios e para a vida.

2. Ninguém cresce sozinho

O engenheiro contou com a ajuda de vizinhos, familiares e amigos para divulgar seu produto. Lembre-se de que pode contar com sua rede de contatos para realizar seus projetos. Basta, escolher as pessoas certas.

3. Seja persistente

Charles Darrow acreditou em sua ideia até mesmo quando foi dispensado pelos donos da fábrica de brinquedos. Acredite em seus sonhos e lute por eles, não deixe que ninguém lhe faça desanimar.

4. Seja criativo

Assim como Charles, use sua criatividade e transforme os recursos que tem em produtos ou serviços extraordinários.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.