Esqueça seus objetivos, concentre-se no processo e seja feliz!

Esqueça seus objetivos, concentre-se no processo e seja feliz!

Todos nós temos milhares de metas e objetivos que queremos alcançar na vida, seja entrar em forma, abrir um negócio, vencer um campeonato, começar uma família e muitos outros planos.

Desde crianças, aprendemos que o caminho para alcançar essas coisas é definirmos objetivos específicos e acionáveis. Por exemplo, se você quer aprender um novo idioma, estabelece metas para suas aulas e até um prazo para aprender; se você quer entrar em forma, define metas para o peso que vai levantar na academia.

No entanto, quando se trata de realmente fazer as coisas acontecerem, existe uma maneira muito mais fácil. E tudo consiste em compreendermos a diferença entre metas e sistemas.

Deixe-me explicar:

  • Se você é treinador de futebol, seu objetivo é ganhar um campeonato. Seu sistema é o que sua equipe pratica a cada dia.
  • Se você é um escritor, seu objetivo é escrever um livro. Seu sistema é o tempo que você dedica para escrever a cada semana.
  • Se você é um atleta, seu objetivo é correr uma maratona. Seu sistema é o seu horário de treinamento por mês.
  • Se você é empreendedor, seu objetivo é construir um negócio de milhões de dólares. Seu sistema é o seu processo de vendas e marketing.

Agora, a pergunta que não quer calar: O que acontece se você ignorar completamente seus objetivos e se concentrar apenas em seu sistema? Será que você ainda obteria os mesmos resultados?

Por exemplo, se você quer aprender programação de computadores e seu objetivo é desenvolver um novo software para sua empresa e você focar apenas no quanto irá estudar todos os dias, você ainda será capaz de alcançar seu objetivo?

Com certeza você iria…

Ainda está na dúvida? Vou te ajudar com três motivos “matadores”:

1.Focar apenas nos objetivos reduz a sua felicidade atual.

Quando você está trabalhando em prol de um objetivo, você está basicamente dizendo: “Eu ainda não sou bom o suficiente, mas eu serei quando alcançar meu objetivo”.

O problema com esse modelo mental é que você está ensinando a si mesmo a sempre adiar a sua felicidade e o seu sentimento de realização até o próximo marco. “Quando eu alcançar meu objetivo, então serei feliz. Quando eu alcançar meu objetivo, então terei sucesso”.

E qual é a solução para isso? Comprometa-se com o sistema, com o processo, não com o objetivo.

Escolher um objetivo coloca um enorme fardo em seus ombros. Você pode imaginar se eu fizesse meu objetivo escrever dois livros este ano? Apenas escrevendo essa frase me estressa.

Mas nós fazemos isso para nós mesmos o tempo todo. Nós colocamos um estresse desnecessário em nós mesmos para perder peso ou ter sucesso nos negócios ou para escrever um romance mais vendido. Em vez disso, você pode manter as coisas simples e reduzir o estresse, concentrando-se no processo diário e aderindo à sua agenda, em vez de se preocupar com os grandes objetivos que mudam a vida.

Quando você se concentra na prática em vez da performance, você pode aproveitar o momento presente e melhorar ao mesmo tempo.

2.Por mais estranho que pareça, o seu progresso atual está estranhamente em desacordo com seus objetivos.

A maioria de nós acredita que nossos objetivo nos manterão motivados a longo prazo, mas isso nem sempre é verdade.

Imagine pessoas que estão treinando para uma meia-maratona. Elas vão trabalhar duro por meses, mas assim que terminarem a corrida, irão parar de treinar. O objetivo era terminar a meia maratona e agora que eles o completaram, esse objetivo não está mais lá para motivá-los.

Quando todo o seu trabalho árduo se concentra em um objetivo específico, o que resta para empurrá-lo para a frente depois de alcançá-lo?

Os sistemas são mais valiosos do que os objetivos. Os objetivos são sobre o resultado a curto prazo. Os sistemas são sobre o processo a longo prazo. No final, o processo sempre ganha.

Para resolver isso, liberte-se da pressão pela necessidade de resultados imediatos e seja mais feliz!

3. Os objetivos sugerem que você pode controlar o incontrolável.

Jovem, me desculpe por lhe dar essa notícia, mas você não pode prever o futuro.

Quando focamos no objetivo, tentamos planejar aonde queremos estar e até mesmo quando chegaremos lá. Nós tentamos prever (de uma maneira muito louca) a rapidez com que podemos progredir, mesmo que não tenhamos ideia de quais circunstâncias ou situações surgirão ao longo do caminho.

Mas a boa notícia é que para se livrar dessa “sofrência” você pode pode criar formas de acompanhar o seu progresso sem sofrer pela pressão de tentar prever o que acontecerá no futuro. Por isso, esqueça essa ideia de prever o futuro e crie um sistema que possa sinalizar quando você precisar fazer ajustes.

Você deve estar pensando: “objetivos são inúteis”.

Na verdade, eles são muito importantes, assim como os sistemas. Tudo o que você precisa ter em mente é que: os objetivos são úteis para planejar o seu progresso e os sistemas são bons para realmente fazer esses progressos.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.