Gestos por um amanhã melhor

Gestos por um amanhã melhor

“Você não precisa ser rico para começar e não tem que se aposentar para passar todos os dias fazendo o que gosta. Você pode encontrar lucro, paixão e sentido de uma só vez, agora.” Blake Mycoskie

O americano Blake Mycoskie era um jovem que tinha uma grande determinação para empreender. Chegou a fundar diversas empresas e mesmo que a ideia não desse certo, não abria mão de seus sonhos .

Em 2006, resolveu fazer uma viagem de férias para a Argentina com o objetivo de aperfeiçoar suas habilidades no Polo, um esporte que se pratica a cavalo. Porém, o que ele não esperava era que essa viagem mudaria sua vida e a vida de muitas pessoas.

Ao passar por comunidades carentes do país, notou que muitas crianças não tinham ao menos um par de sapatos. Por viverem descalças, acabavam contraindo sérias doenças como tétano, infecções e doenças de pele, que, por vezes, as levavam à morte.

Chocado diante dessa triste realidade, Blake só conseguia pensar em uma forma de fazer algo por essas crianças. Surgiu, então, a inspiração para unir negócios, responsabilidade social e doação. Assim, ele decidiu criar uma empresa de calçados, onde a cada par de sapatos que fosse vendido, ele doaria um novo par para uma criança necessitada:One for One”, ou “Um por Um”.

Decidido a concretizar seu projeto, o empreendedor não desistiu ao encontrar várias pessoas que diziam que seu sonho era impossível. Incentivado por Alejo Nitti, instrutor de polo que conheceu na Argentina, fundou a TOMS Shoes. O nome é derivado de “Shoes for Tomorrow”, ou “Sapatos para amanhã”, o que originou uma das frases de efeito da empresa “Shoes for a Better Tomorrow” ou “Sapatos para um amanhã melhor”.

A TOMS Shoes não para de crescer e  já doou mais de 1 milhão de sapatos pelo mundo e acompanha crianças de 23 países. A iniciativa não consiste apenas em entregar um par de sapatos, por meio de parcerias, as crianças recebem calçados ao longo de seu crescimento. Além disso, o empreendedor tem todo o cuidado de não interferir nas lojas de calçados e indústrias locais.

Ciente de que poderia fazer mais por aquelas pessoas, fundou, em 2011, a TOMS Eyewear com o objetivo de salvar e restaurar a visão de adultos ou crianças necessitadas pelo mundo, usando o modelo similar “Um por Um”. A cada óculos vendido, uma pessoa ganha uma consulta com um oftalmologista. Mas as ideias não param por aí: frequentemente são criadas novas formas de inovar e ajudar as pessoas a terem mais dignidade e a desfrutarem de seus direitos de cidadãos.

“Minha maior experiência como cliente! Tive o prazer de conhecer uma loja oficial da TOMS Shoes no mês de julho deste ano nos Estados Unidos. Para começar, existe uma imersão virtual em uma doação oficial em uma escola no Peru, onde você interage com as crianças que estão recebendo os sapatos. É de arrepiar!!! Meus olhos se encheram d’água. Nunca vi uma campanha tão forte e bonita. Agora, estão fazendo o mesmo com óculos, camisas, cobertores e outros. Ao comprar café você doa água filtrada. E o mais incrível: ao comprar uma bolsa, você doa um kit para o parto de um bebê! Sensacional! Para quem gosta de modelos de negócios, um dos mais ousados que conheço e que está mudando a economia mundial com outras iniciativas similares!”  

Gustavo Couto

4 lições que podemos aprender com a TOMS

A TOMS é também um extraordinário caso de sucesso de Marketing. Embora investindo zero em publicidade paga, a sua estratégia é genial:

1. Crie uma causa própria

Ao doam um par de sapatos por cada par vendido, a TOMS nos mostra que é uma empresa que tem um propósito. Outro ponto que mostra engajamento (e também humildade) é o fato de o próprio Blake Mycoskie ser o garoto propaganda da marca.

2. Vá em busca do problema

Periodicamente, a TOMS aluga um avião de carga para transportar os milhares de pares de sapatos doados e vão de encontro às crianças que necessitam de sapatos novos em qualquer região necessitada. Ao adotar essa postura, transmitem segurança e credibilidade para seus clientes.

3. Conte boas histórias

A entrega dos sapatos é como um evento. O mesmo é filmado para ser exibido em várias mídias a fim de mostrar a gratidão das crianças e dizer ao público que também faz parte dessa história. Essas histórias possuem fortes mensagens emocionais. Isso transmite humanidade. As pessoas estão cansadas de “empresas frias”.

4. Chame mais pessoas para fazerem parte de sua causa

Além de fazer sua parte por um mundo melhor, a marca convida clientes e parceiros para se engajarem também. Essa atitude gera uma grande divulgação por parte de colaboradores, clientes e envolvidos que chamam mais pessoas para a causa e, simultaneamente, geram uma poderosa propaganda gratuita.

 

Referências: http://www.papodehomem.com.br/blake-mycoskie-homens-que-voce-deveria-conhecer-37/

https://digitalfirst.wordpress.com/2011/03/23/toms-shoes-os-sapatos-que-fazem-toda-a-diferenca-um-por-um/

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