Porque os haters são tão importantes para o seu sucesso.

Porque os haters são tão importantes para o seu sucesso.

Porque os haters são tão importantes para o seu sucesso.

A vida é uma batalha, cheia de obstáculos e testes. Qualquer pessoa que persegue um sonho sabe que a estrada não é fácil, sabe que a maneira como construímos nosso caminho é o que define o que encontraremos na chegada. O sucesso não seria sucesso sem as tribulações que nos levam até onde queremos chegar. Afinal, tudo o que vale a pena envolve um certo sacrifício.

Muitas vezes, os obstáculos mais difíceis de serem superados para alcançar seus sonhos são as pessoas que encontramos ao longo do caminho, aquelas pessoas que estão assistindo sua caminhada e esperando que você falhe. Esses são os famosos haters. Suas palavras e opiniões podem nos impedir de dar o próximo passo. Eles podem ferir nosso ego o suficiente para nos fazer desistir. Muitas vezes, vemos pessoas talentosos e motivados afundarem sob a opinião de um hater, de alguém que não acredita em seu trabalho. Mas por que isso acontece? É o que veremos nesse artigo.

“Se você tem um sonho, você precisa protegê-lo. As pessoas que o criticam, na verdade, querem dizer que não podem fazer o mesmo que você. Se você quer algo, corra atrás.” Chris Gardener

As pessoas são competitivas por natureza. É difícil de admitir, mas essa é uma característica marcante em todos nós, mesmo que não a tenhamos percebido. Ver as outras pessoas se esforçarem e chegarem à nossa frente pode ser algo difícil. Normalmente, as opiniões dos haters são apenas máscaras de inveja e do respeito que têm por você. Suas opiniões devem representar para você nada mais do que o cumprimento lisonjeiro de alguém que deseja estar fazendo o mesmo que você. Viver é sonhar, é nos lançar para o desconhecido, o inalcançável. Sonhar é tornar o impossível uma realidade. Os sonhos são apenas sonhos até que você os torne reais. E nessa trajetória, você é a única pessoa que importa. Por isso, não culpe alguém por suas falhas, pois você é o único responsável por seus resultados.

Os haters são necessários para sua realização. Precisamos dessa voz em nossas cabeças, pois elas nos incentivam quando pensamos em desistir. Precisamos dos haters para nos manter em ação, eles são o nosso combustível. Precisamos dessa motivação externa para nos dizer que ainda não somos tão bons como imaginamos. Precisamos do empurrão dos haters para termos razões para continuar. Não estou dizendo que você deve agir apenas para provar para os outros que é capaz, mas que você deve se sentir motivado pelas opiniões dos haters.

No mud, no lotus

Thich Nhat Hanh, líder espiritual budista zen vietnamita, disse: “Sem lama, sem lótus”. Sem sofrer através da lama, você não pode encontrar a felicidade do lótus.

Quando estamos gerando mudanças, sempre haverá a lama e todo o seu desconforto e desordem. Mas, a partir desse momento difícil, podemos crescer, aprender, evoluir, nos tornarmos mais fortes. E é aí que nasce a lótus, uma das mais belas flores do mundo, mas que, para se desenvolver, precisa da lama, assim como nossa felicidade precisa da dificuldade para ser plena.

Vani Hari e um método nada convencional para lidar com os haters

Vani Hari, ativista de alimentos, criadora de FoodBabe.com e autora do best-seller “The Food Babe Way”, compartilhou sua história sobre como encontrar sua voz e lidar com os haters no WDS 2015, um encontro mundial, do qual participei, voltado para pessoas criativas e não convencionais. (WorldDominationSummit.com.)

Deixo aqui o link da palestra completa (em inglês, sem legendas e que, algumas vezes, eu apareço no vídeo… hehehe): https://vimeo.com/134757195

E aqui, compartilho as lições mais importantes e um método nada convencional para encarar seus haters (é hilário!):

1. Quando temos haters, a medida mais importante que podemos adotar é não nos distrairmos de nossos objetivos, não deixarmos que eles tomem conta do pedaço ou que drenem nossas energias.

2.Devemos romper com as pessoas que nos desviam de nossos ideais e objetivos.

3.Não deixe que os haters destruam você.

4.Precisamos proteger nossas energias para continuarmos fazendo nosso trabalho e sermos produtivos. Essa é chave para não deixarmos nossas energias serem drenadas.

E… o mais importante: Quem mais sabe lidar com os haters são os rappers, mais especificamente, os ganster rappers. Saiba que podemos aprender muito com suas músicas e até cantá-las (sem que eles saibam) para os haters.

Veja só algumas letras (propositalmente em inglês)  e aplique-as à sua realidade (e, é claro, dê boas risadas):

(…)all the rappers be hating’, off the track that I’m makin(…) You gotta get that dirt off your shoulders!

Jay Z, Dirt Off Your Shoulder

I love all my haters.

Jay Z

 

Obs: Esse é também o nome de uma música do rapper. Vale a pena dar uma olhada na letra. 😉

É incrível, não é mesmo!?

Ser tão bom que ninguém pode ignorar você.

Nesse contexto, as opiniões dos outros representa uma força poderosa. A maioria das nossas ações diárias são moldadas em torno da percepção que as outras pessoas têm a nosso respeito. Dessa forma, precisamos aprender a usar a nossa obsessão pelas opiniões das pessoas como um fator positivo para o nosso sucesso. Ao invés de deixar as palavras de outros nos derrubarem, precisamos aprender a aproveitar o poder dessas palavras para nos motivar rumo aos nossos objetivos. Quando pensar em todos os haters que estão em seu caminho e de todas as pessoas que já lhe disseram que você não é bom o suficiente, lembre-se de que eles existem por uma única razão: para não fazê-lo desistir. Lembre-se de que eles são necessários para o seu sucesso.

Seja tão bom, que ninguém poderá ignorar você.

Steve Martin

Se você não tiver motivos, você não irá correr com tanta garra. Se há um grupo de pessoas em seu caminho esperando que você falhe, você trabalhará com muito mais determinação, concorda? Os haters sempre estarão à margem do seu caminho, lembrando de que você pode fracassar e de que você precisa agir para lhes provar que eles estão errados. Encare-os como um lembrete constante de seus objetivos.

Sem os haters o sucesso pode subir à sua cabeça mais rápido do que você imagina. Você precisa deles para se manter em seu lugar, para ser um eterno aprendiz, para sempre tentar ser melhor e para trabalhar com o mesmo afinco. Os haters não lhe deixam esquecer de que você pode ser melhor, de que poderia fazer melhor. Eles são a força de que você precisa quando tudo fica difícil, quando sua mente não consegue mais focar no que é importante. Eles são um lembrete constante de que que você está cumprindo o que prometeu fazer. Eles não o deixarão esquecer dos motivos pelos quais começou sua jornada. Os haters são a voz mais honesta, mesmo que digam sempre o que você não quer ouvir. Afinal, eles sempre lhe dirão o que seus amigos não têm coragem de dizer.

Haters: eles são mais importantes em sua carreira do que você imagina.

Não importa o quanto você se dedique à sua paixão ou o quão popular ou bem sucedido você se torne, você sempre precisará lidar com os haters. Os haters podem ser de tipos diferentes, podem ser o professor que diz que você precisa melhorar em Cálculo, o pai que o empurra para uma carreira que você não deseja seguir ou o internauta que deixa comentários negativos sobre o seu trabalho. Todos eles têm um único objetivo: desviá-lo da sua paixão.

Eles estão sempre criando formas de fazer você desistir e desacreditar de suas ideias. Para muitas pessoas, os haters são agentes que trazem um medo quase insuperável: o medo do fracasso e da humilhação. Afinal, quando você deposita seu coração e sua alma em um projeto, você fica empolgado para divulga-lo mas, também, fica aterrorizado com a ideia de se expôr e compartilhar seu trabalho com o mundo. Você está animado e acredita que sua ideia pode mudar o mundo (ou, pelo menos, a vida de algumas pessoas), mas os haters podem fazer com que você se sinta ansioso ao crítica-lo e chama-lo de “amador”. Assim, os haters fazem com que você abandone seu projeto e comece algo novo. Algo, muitas vezes, que nem mesmo representa sua paixão. Os comentários diretos dos haters podem fazê-lo deixar seus projetos para depois, se convencer de que não deve divulgar suas ideias, ou até mesmo podem fazer com que você abandone sua paixão, até que você a esqueça por completo, pois os haters o fazem pensar que você não é bom o suficiente. Assim, mesmo que você encontre algo que o faça feliz, ainda se sentirá inseguro.

Dessa forma, você irá perdendo sua identidade, até chegar ao ponto de não se reconhecer mais. Você se sentirá cada vez mais inseguro e ansioso ao esperar uma aprovação para seu trabalho, lidar com críticas e ouvir os feedbacks de seu público. Mesmo que você receba aquele e-mail ou um telefonema recheado de elogios, você ainda sentirá que não é o suficiente. Você deveria estar comemorando, mas está sofrendo com a ideia de que seu trabalho ainda não está bom o suficiente. Você o revisa inúmeras vezes para garantir de que está tudo certo e para protegê-lo dos haters.

Jovem, não deixe que isso aconteça! Nunca mais! Você precisa sair desse ciclo e dar o seu recado para os haters:

Vocês nunca terão esse efeito sobre mim novamente. Vocês não me farão mais questionar minha paixão ou fazer com que eu me sinta incapaz de seguir meu sonho. Nada do que vocês disserem irá me impedir de fazer o que eu amo!

Quando estamos iniciando nosso trabalho, nos sentimos mais propensos a sermos intimidados e manipulados, mas o segredo é não desistir. E isso vale muito a pena! Não desistir é se dar a oportunidade de crescer, amadurecer, conhecer seus pontos fracos e se tornar mais forte.

Você nunca irá agradar a todos, isso é uma grande ilusão. Muitas pessoas realmente não gostarão do seu trabalho. Mas, e daí? Você faz o seu trabalho por essas pessoas ou por você mesmo e por aqueles que precisam do seu trabalho?

Nunca deixe que a voz dos haters pare ou altere suas ideias. Apenas faça o que você ama! Não se preocupe com o que os outros têm a dizer! Inclusive, já batemos um papo sobre isso. Recorde aqui.

Mesmo que você seja o seu próprio hater, apenas siga em frente, se você ama o que faz, continue fazendo isso. Saiba que a felicidade do percurso já é razão suficiente para você continuar e investir seu tempo em sua paixão.

E, agora, a pergunta que não quer calar: Por que os haters são umas das pessoas mais importantes para sua carreira?

E a resposta (que não é novidade):

Eles são o combustível que levam você a se superar, a se desafiar e, é claro, de uma maneira “saudável, a provar que eles estão errados. (hehehe) Quando quiser desistir, pense: “Meus haters gostariam muito que eu fizesse isso. Não vou lhes dar esse ‘gostinho’”. Sabia que os haters até mesmo o ajudam a tornar seu trabalho mais popular? Afinal, eles divulgam seu trabalho e a publicidade (seja ela boa ou má) sempre pode ser usada a seu favor. 

E você, hater, saiba que enquanto está postando um comentário negativo nas redes sociais de alguém, saiba que estará ajudando o trabalho dessa pessoa a viralizar. E que ela estará rindo!

Por isso, jovem, se você tiver a sorte (veja bem, eu disse “sorte”) de ter haters em sua vida, encare isso como um elogio. Isso apenas revela como valeu a pena investir seu tempo e esforço para se destacar e, é claro, para ver como você é importante para eles!

E se você ainda não acredita na importância dos haters e ainda não está agradecido por tê-los em seu caminho, vou lhe dar sete motivos:

7 motivos pelos quais você deve agradecer por seus “haters” 

1.Eles anunciam que você subiu de nível.

Se ninguém nunca lhe dissesse um “não”, você não teria nenhuma referência para a rejeição, motivação, ou nunca iria querer algo que as pessoas dizem que você não pode ter. Da mesma forma, quando um hater se manifesta, ele, na verdade, está anunciando a sua chegada, que você começou a incomodar, que “chegou chegando”. Se isso ainda não aconteceu com você, quando acontecer pense que você conquistou um fã. Um fã que nunca entra em consenso com o que você pensa mas, ainda assim, um fã!

If you don’t like me and still watch everything I do… BITCH, you’re a fan.

Madonna

PAUSA: Isso me lembra um vídeo hilário e que tem tudo a ver com esse ponto! Pare a leitura por alguns minutos e assista. Vale muito a pena, jovem!

2.Eles mantêm o foco em você.

Quanto mais os haters falarem mal do seu trabalho, mais você estará no radar das pessoas. Sua visibilidade aumentará drasticamente! E, se por um lado, você aumentar sua coleção de haters, por outro, aumentará o grupo daquelas pessoas que o apoiam e admiram. Lembre-se: quando os haters estiverem lhe dando atenção, diga: obrigado! É o mínimo que você pode fazer por aqueles que estão, em pouco tempo e de forma voluntária, levando seu trabalho para os quatro cantos do mundo!

3. Eles deixam você mais responsável.

O que acontece quando você não faz o que havia dito que faria? Na maioria das vezes não acontece nada. Nada mesmo: você apenas fica parado na vida. E o que acontece quando você tem haters? Eles cobram de você, o chamam para a ação! Ninguém vai ser tão honesto com você quando você descumprir uma promessa quanto um hater. E isso é uma dádiva, pois ter um grupo de pessoas observando cada movimento seu e postando suas falhas nas redes sociais é um empurrão e tanto para que você trabalhe duro e seja a pessoa mais responsável do mundo!

4.Eles o ajudam a manter a humildade.

Os haters agem como um alerta de segurança para que seu ego não suba às alturas. (Acredite, eles esvaziam seu ego como ninguém. Eles o ajudam a ser realista e a sempre manter a humildade. Em outras palavras, eles o ajudam a se manter sob controle. Por incrível que pareça, os haters são quem o ajuda a se manter conectado a seus antigos clientes e a cultivar suas amizades. Sem eles, você não suportaria a pressão dos feedbacks negativos feitos por seus clientes, amigos e familiares. E, além disso, ninguém gosta de um cara “sabe tudo”, muitas vezes conhecido como babaca. Jovem, não seja essa pessoa.

5. Eles são a sua maior motivação.

Um grupo de haters possui um estranho e imenso potencial para fazer você correr atrás de seus objetivos. Ao declararem que você não é capaz de realizar determinada ação, eles acabam lhe fornecendo uma imensa dose de motivação! Afinal, quanto mais eles o desacreditarem, mais você terá vontade de melhorar, se superar e mitar! O segredo para se conviver com os haters não é desistir devido aos seus comentários rudes, mas sim, ver cada palavra como um convite a agir mais e a se apaixonar mais pelo que você faz. Não deixe que eles o façam desistir. Pelo contrário, permita que essa onda de negatividade o leve para cada vez mais longe.

6.Eles o fazem lembrar de seu propósito.

Por trás de tudo o que fazemos, sempre há um porquê. Seja nos negócios ou nos relacionamentos, os haters têm um papel muito importante: mesmo que eles não tenham essa intenção, ajudam você a se lembrar do motivo pelo qual começou a sua jornada. Se você está abrindo uma nova empresa, lançando um novo produto ou mudando sua forma de trabalhar, são os haters quem dirão a você que sua ideia é estúpida. Lembre-se de que toda empresa surge de uma necessidade que não está sendo atendida. E os haters ajudam você a sempre manter essa visão (através dos comentários realmente úteis), eles podem ajudá-lo a ver o que não está funcionando e a mudar ou manter estratégias. Use os haters como lembretes para que você esteja sempre conectado ao seu propósito e sua identidade, para que você nunca saia do básico ( de sua ideia principal). Acredite, isso fará você ser ainda melhor.

7.Eles tornam especial a recompensa pelo seu esforço.

Esse é o principal motivo para você agradecer aos haters. Quando as pessoas desafiam você, dizendo que você não é bom o bastante, que suas ideias não vão funcionar ou que seus planos nunca darão certo, quando você lhes mostra que eles estão errados, o sabor da recompensa é muito (muito!) melhor. Você tem uma sensação incrível quando atinge um ponto no qual os haters disseram que você nunca alcançaria. E sabe qual é a diferença entre comemorar olhando para os amigos e comemorar olhando para os haters? Olhar para os haters é o que fará você virar notícia! Então, faça a sua vida ser tão impressionante quanto o que você deseja e deixe que os haters sejam seus aliados, mesmo que eles não tenham essa intenção.

No final, o que você precisa saber é que existem dois tipos de haters: as vozes da razão e as vozes da inveja. As vozes da razão são representadas pelos haters que fazem comentários que fazem sentido para você, que o fazem manter a humildade e o foco. Já, as vozes da inveja incluem aquelas pessoas que descontam suas próprias frustrações, ciúmes e inveja em você. Porque ainda não têm a coragem de fazer o que você está fazendo. Nesse caso, jovem, ignore, isso não é problema seu. Não é sua responsabilidade satisfazê-los. Mas é sua responsabilidade não desistir e olhar para as pessoas que precisam, admiram e que realmente acreditam no seu trabalho.

Eu nunca tive haters quando eu estava perdendo. Por quê? Porque os haters só o incomodam quando você está ganhando. Haters não deixam uma estrela nos comentários sobre livros que você não termina. Haters não deixam comentários atrevidos em blogs que você não cria. Haters não respondem aos tweets que você não publica. Mas, quando você está ganhado eles prontamente lhe atiram farpas de todas as direções. Alguém é um hater do seu sonho? Parabéns! Você está ganhando!

Jon Acuff, escritor e palestrante

TED: “O que aprendi com 100 dias de rejeição”, de Jia Jiang

O ser humano, por natureza, tem dificuldades de lidar com a rejeição. Daí o motivo de sofreremos tanto com os comentários dos haters. Mas, para reforçar a teoria de que ter haters é uma dádiva, compartilho com você uma palestra de um cara que passou 100 dias sendo rejeitado. É incrível o que podemos aprender com essa experiência!

Muitas vezes, a dor mais profunda é aquela capacita você a crescer até o seu mais alto nível.

Karen Salmansohn

Bom, então já deixei o meu recado. Espero que tenha gostado do artigo e que, de agora em diante, você veja os haters de uma maneira diferente.

Quando tiver um tempinho, me conte o que achou do conteúdo. ;)

 

 

 

Referências:

https://chrisguillebeau.com/vani-hari-wds/

http://elitedaily.com/life/motivation/haters-push-forward-bring-back/

http://elitedaily.com/money/entrepreneurship/haters-one-important-voices-career/867394/

http://thesharpgentleman.com/7-ways-haters-are-important-for-your-success/

http://acuff.me/2013/11/simple-truth-haters/

 

 

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.