Qual é a sua Tribo?

Qual é a sua Tribo?

Qual é a sua Tribo?

Uma tribo nada mais é que um grupo de pessoas que estejam conectadas umas às outras, a um líder ou a um ideal. Desde os primórdios, os seres humanos tem se agrupado em tribos de todos os tipos, de políticas a musicais. Isso faz parte da nossa natureza.

O advento da internet eliminou as barreiras geográficas que limitavam as tribos. Com isso, os novos sites, blog e as redes sociais permitiram que novas tribos nascessem a todo momento. Diante desse cenário, há uma pergunta importante: quem irá liderar todas essas tribos?

A internet pode nos ajudar a fazer coisas incríveis mas ela não pode nos fornecer liderança. A liderança ainda se trata de pessoas, pessoas como você, que são movidas por uma paixão e desejam transformar o mundo.

Dessa forma, vemos, então uma oportunidade. Mas, qual?

Reflita: hoje, existem tribos em todos os lugares do planeta e todas elas buscam liderança e conexão. E é aí que entra a oportunidade: esse é o seu momento de encontrar ou montar uma tribo e liderá-la!

Sim, você! A questão não é: “Eu consigo fazer isso?” E sim: “Eu escolho fazer isso?”

Em vários de seus livros, Seth Godin defende a ideia de que, nos dias de hoje, todos somos profissionais de marketing. O advento dos canais de mídia em conjunto com a crescente influência dos indivíduos dentro das organizações que temos o poder de influenciar qualquer mercado.

Através do livro “Tribos”, o autor nos mostra que somos mais que profissionais de marketing: todos nós somos líderes. A aumento exponencial do número de tribos significa que qualquer um que queira fazer a diferença pode fazer isso.

 

Por que você deve liderar? E por que você deve liderar agora?

-Pela primeira vez, é esperado que todos em uma organização liderem, não apenas o chefe.

-Hoje, o mercado está estruturado de forma a favorece as mudanças. Isso significa que possuímos mais poder do que nunca.

-O mercado recompensa organizações e pessoas que mudam as coisas e criam produtos e serviços de destaque.

-Liderar é envolvente, emocionante, lucrativo e divertido.

-Esteja certo de que existe uma tribo de colegas de trabalho, clientes, investidores, “acreditadores”, amadores ou leitores esperando apenas que você os conecte com outros, os lidere e os levem para onde querem ir.

 

Liderança não é gerenciamento

Ao longo dos anos, a liderar foi confundido com gerenciar, mas há diferenças fundamentais entre ambos.

Gerenciar está relacionado a manipular recursos para realizar um trabalho. O papel dos gerentes é gerenciar um processo para que ele aconteça de forma rápida e com o mínimo de custos. Já, liderar tem a ver com criar a mudança na qual você acredita. O papel dos líderes é fazer com que as coisas aconteçam. Gerentes têm empregados, líderes têm seguidores.

 

Conclusão

Mudanças assustam, inclusive a pessoas que já são líderes. Por isso, precisamos fazer algo a respeito, porque o futuro pertence aos nossos lideres.

Mas, não entre em pânico. Ao contrário do que aprendemos, liderar não é difícil, mas fomos treinados para evita-la. A leitura de “Tribos” nos mostra que todos nós já temos todas as habilidades necessárias para causar impacto e gerar transformações.

Saiba que você não precisa esperar estar no emprego certo, abrir o negócio certo ou ser promovido. Você pode começar agora.

Afinal:

“Sem líderes, não existem seguidores.

Você é um líder.

O mundo precisa de você.”

Clique aqui para comprar o livro: http://amzn.to/2m0knke

 

Adaptado do livro: “Tribos. Nós Precisamos que Você nos Lidere”, de Seth Godin

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.