Sistema Toyota de Produção sem blá blá blá

Sistema Toyota de Produção sem blá blá blá

Sistema Toyota de Produção sem blá blá blá

O Sistema Toyota de Produção é um sistema desenvolvido pela Toyota entre 1948 e 1975, criado por Taiichi Ohno, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício…

Deixando de lado o blá blá blá, o ponto é: de nada adianta sabermos a história do Sistema Toyota de Produção se não compreendermos o seu verdadeiro propósito, não é mesmo?

Quando Taiichi Ohno criou essa metodologia pensou na seguinte questão: Por que não deixar o trabalho duro mais simples e interessante para as pessoas não precisarem suar?

Isso contraria o que a maioria das pessoas acredita. O Sistema Toyota não visa a criação de resultados por meio do trabalho duro. Ele é um sistema que nos ensina que a nossa criatividade não tem limites e que não devemos apenas trabalhar, devemos pensar.

Abaixo, preparamos uma lista com uma série de dicas de gestão para que você simplifique a vida de sua empresa e, é claro, a sua vida. Confira!

1. Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.

2. Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica.

3. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação.

4. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.

5. Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total.

6. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.

7. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.

8. Fornecer treinamento no local de trabalho.

” O conhecimento é algo que você compra com dinheiro. A sabedoria é algo que você ganha fazendo “Taiichi Ohno

9. Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.

10. Eliminar o medo.

11. Quebrar as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.

12. Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.

13. Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.

14.Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.

15.Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.

16.Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.

 

 

(Deming, 1990:18)

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