Star Wars e a decisão mais inteligente de todos os tempos

Star Wars e a decisão mais inteligente de todos os tempos.

Não é novidade dizer que George Lucas, diretor de Star Wars, é um homem muito bem-sucedido. Em termos de finanças, podemos dizer que ele tem um patrimônio maior que o de seu amigo, o famoso diretor Steven Spielberg. O mais incrível nessa história é que ele conseguiu sua fortuna e reconhecimento mundial a partir de uma única ideia, chamada Star Wars.

Se formos olhar o currículo de George Lucas, veremos que ele é realmente pequeno. Em toda a sua carreira, ele dirigiu pouquíssimos filmes, sendo eles, em sua maioria, referentes à saga Star Wars. Enquanto Steven Spielberg tem um extenso currículo, composto por muitos filmes considerados como os maiores sucessos de todos os tempos.

Então fica a dúvida: como George Lucas conseguiu tal fortuna a partir de um único filme? Tudo se resume a uma decisão simples, mas brilhante que tomou em 1973.

Na década de 70, teve a ideia de produzir uma espécie de “faroeste no espaço”, chamado “The Star Wars”. George trabalhou durante dois anos no roteiro, enquanto suas dividas iam se acumulando e quase chegou a fracassar como cineasta. Porém, na época, um de seus filmes anteriores, chamado “American Graffiti”, em português, “Loucuras de Verão”, alcançou um sucesso monstruoso, o que fez com que George Lucas fosse reconhecido no mundo do cinema e que ganhasse várias indicações ao Oscar.

Após esse enorme sucesso, ele poderia negociar qualquer filme, em qualquer estúdio. Ao apresentar “The Star Wars” para alguns executivos, eles não entenderam bem o conceito da produção. Mas um deles apostou na história e convenceu a todos os outros a lançarem a obra, que foi chamada apenas de “Star Wars”.

Ao invés de aceitar um salário cerca de 300% maior que o anterior, George fez apenas a seguinte proposta: manter seu salário como estava, em troca de ter todos os direitos do filme, de imagem merchandising, e de assumir as consequências da repercussão do filme, fossem elas positivas ou negativas. Esse pedido louco mas inofensivo espantou os empresários, que aceitaram prontamente. E essa foi a sua decisão brilhante.

Como sabemos, agora, Star Wars foi lançado em 1977 e desde então, seu sucesso não parou, sendo considerado um dos maiores sucesso de bilheteria da história. Mas, a fortuna de George Lucas não veio apenas do filme, daí a importância de sua decisão.

Você já deve ter visto brinquedos, lembrancinhas, roupas, chaveiros e até utensílios de cozinha com o tema Star Wars. Saiba que, graças à decisão do diretor, todos os lucros dessas vendas vão diretamente para ele. Estima-se que apenas os brinquedos, em 30 anos, geraram cerca de US$ 12 bilhões em receita.

Agora, pense: sem ter pedido os direitos do filme, George Lucas teria se dado muito bem, mas o sucesso de seu negócio teria alcançado apenas uma pequena fração de seu sucesso atual. Essa pode ser considerada a decisão mais inteligente dos últimos tempos. E, para nós, fica a lição: se você acredita que sua ideia é boa, lute por ela, não tenha medo de ser feliz e assuma sua repercussão até o fim!

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WordPress spam blocked by CleanTalk.