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Desenvolvimento de Clientes

Conheça os 3 princípios básicos que norteiam esse workshop:

O primeiro é que, em vez de perder meses com planejamento e pesquisa, o empreendedor aceita que, de saída, possui apenas uma série de hipóteses não comprovadas — basicamente, bons palpites. Logo, em vez de redigir um plano de negócios pormenorizado, o você sintetizou todas as suas hipóteses em uma espécie de mapa, o chamado “canvas do modelo de negócios” através das atividades do terceiro guia.

O segundo princípio adotado pela startup enxuta é testar hipóteses com a abordagem chamada de “desenvolvimento com clientes”. Neste guia iremos ensinar como ir até o mercado e pedir a potenciais usuários, compradores e parceiros sua opinião sobre todo e qualquer elemento do seu modelo de negócios, incluindo características do produto, preços, canais de distribuição e estratégias econômicas de aquisição de clientes. A ênfase está na agilidade e na velocidade: você precisa sempre criar com rapidez um produto mínimo viável e buscar imediatamente a opinião do cliente seu cliente. Com base nos subsídios colhidos, você deve rever as suas hipóteses e iniciar novamente o ciclo, testando versões reformuladas e voltando a fazer pequenos ajustes (iterações) ou mudanças mais radicais (o chamado “pivotar”) em ideias que não estão funcionando.

Em terceiro lugar, você deve ter um desenvolvimento veloz e responsivo, sem perdas de tempo ou de recursos, pois o seu produto deverá sempre ser desenvolvido de forma iterativa e incremental. É o processo pelo qual a startup cria um produto mínimo viável para ser testado.

Esta é uma aplicação prática conhecida como Ciclo de Aprendizado, onde todos os três princípios citados são utilizados seguindo a lógica da figura abaixo.

Público alvo e porque fazer o curso:

Empreendedores, Profissionais Liberais e Pequenos Empresários

Tirar as ideias do papel e fazer acontecer de forma rápida e prática. Não investir muito dinheiro antes de saber se a ideia tem realmente potencial para crescer.

Empresas

Inove de forma prática, rápida com pouco risco e sem grandes investimentos!

Gestores

Sua equipe se transformará de sonhadora de ideias para executoras de inovação.

 

Resultados do Aprendizado:

Aprender a ter foco em entregar valor.

Inovação como um ciclo de aprendizado.

Aprender a desenvolver soluções a partir de interações com clientes reais.

 

Gerar novas ideias a partir do ciclo de aprendizado.

Materializar aquela ideia que está há muito tempo na cabeça das pessoas.

Trabalhar a inovação de forma simples, barata e com alto potencial de resultados reais.