designthinking_full

Design Thinking Bootcamp

“Design Thinking, ou pensamento de Design, é uma abstração do modelo mental utilizado há anos pelos designers para dar vida às ideias. Esse modelo mental e seus poderosos conceitos pode ser aprendido e utilizado por qualquer pessoa e aplicado em qualquer cenário de negócio ou social. “ – Tim Brown

O termo design thinking foi criado pelo designer americano David Kelley, que passou a aplicar a metodologia de trabalho dos designers em todos os aspectos dos negócios de uma empresa. Kelley, fundador da consultoria IDEO e hoje à frente da Escola de Design Thinking da Universidade de Stanford, criou esta metodologia que tem o objetivo de estabelecer uma correspondência entre as necessidades humanas e os recursos técnicos disponíveis, considerando também as restrições práticas dos negócios, criando um ambiente colaborativo em que a inovação acontece naturalmente. O design thinking é usado cada vez mais ao redor do mundo, em todos os campos de negócios. O método vem ganhando status e hoje grandes empresas criam departamentos inteiros dedicados a ele. Mas é importante frisar que o design thinking pode ser usado tanto por uma empresa pequena quanto uma grande, das startups às multinacionais.

Design thinking significa usar o modo de pensar e atuar dos designers em todas as áreas de negócios de uma empresa. É uma mudança de postura, de modelo mental. Ele passa a estimular equipes inteiras a se planejar de acordo com as necessidades de seus clientes, por isso o método ganha importância estratégica nos dias atuais, em que a inovação aberta – com o uso de redes de colaboradores no dia a dia da empresa – cada vez mais dá as cartas. Outro pilar do design thinking é o estímulo à prototipagem rápida de ideias e projetos, o que dá mais agilidade e torna mais barato o processo de inovação. E uma terceira característica, é usar a colaboração radical como base dos projetos. Unindo todos os “passos” do design thinking, o que resulta em uma empresa que inova “sem perceber”. Ou seja, a inovação passa a fazer parte do DNA da empresa. É uma mudança de chip.

O Design Thinking Bootcamp é uma experiência imersiva em ritmo acelerado no pensamento de design. Você usará Design Thinking para trabalhar em múltiplos desafios do mundo real em uma equipe diversificada. Princípios de design thinking centrados no ser humano, direcionado a protótipos rápidos, e um passo a passo consistente.

Inspirado no Workshop Oficial da Universidade de Stanford no qual Gustavo foi aluno e participou de seções com o David Kelley (foto à esquerda), criador do Design Thinking. E enriquecido pelo aprendizado do Workshop de Design Thinking da Darden School, renomada escola de negócios americana e ministrado pela professora Jeanne Liedtka (foto à direita).

Público alvo e porque fazer o curso:

Profissionais Liberais e Pequenos Empresários

Crie novas oportunidades e inove de forma eficaz.

Empresas

Comece a implantar uma cultura de inovação na sua empresa.

Gestores

Desenvolva sua equipe de colaboradores com um tema que gera inovação em qualquer setor.

 

Resultados do Aprendizado:

Ter resultado devidoa adaptação rápida às mudanças trazidas pela Era do Conhecimento.

Criar uma cultura da colaboração.'

Ter a inovação como uma estrutura de aprendizagem.

Criar novas oportunidades.

Inovar com foco nos clientes como seres humanos.

Desenvolver uma cultura onde o erro faz parte da inovação e do crescimento das pessoas e da empresa.