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Empatia e Needfinding

Podemos passar dias, meses, semanas ou até anos coletando dados referentes a pesquisas de observação de campo com clientes. Porém, se não houver uma conexão com as pessoas, de nada servirão tantas informações. Essa conexão é chamada de empatia.

O termo empatia se refere à aptidão para se identificar com outras pessoas e se colocar em seu lugar , compreendendo seus sentimentos e modo de ser. Essa capacidade psicológica consiste em experimentar o que sente outro indivíduo.

Ser empático é saber ouvir, compreender problemas e emoções. A empatia é o que leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Ela auxilia no entendimento de determinados comportamentos e na forma como o outro toma decisões. Por isso, essa forma de comunicação afetiva é considerada um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

No mundo dos negócios, a empatia é a capacidade de enxergar o cliente como pessoa e não como uma cobaia ou uma fonte de lucros. Ao se colocar no lugar do cliente e “tomar emprestada”a sua perspectiva em relação ao mundo, suas experiências e o modo de ver e utilizar seu produto, você terá uma experiência enriquecedora para o seu negócio.

Ao adotar essa postura, além de humanizar seu empreendimento, você poderá ter excelentes ideias e criar novas estratégias que irão agradar por completo seu público-alvo.

Empatia em três dimensões

A experiência dos clientes pode ser representada em várias camadas de interpretação. Dentre elas, três merecem ser destacadas: a camada física, a cognitiva e a emocional. Cada camada, que varia em importância de acordo com o tipo de negócio, pode ser fundamental para se encontrar formas de estabelecer empatia com a clientela.

(passe o mouse nas imagens abaixo e descubra)

ambiente físico

ambiente físico

Por meio do ambiente físico, podemos ver o que o cliente vê, o que toca, como percebe o ambiente e como sente os espaços. Podemos, dessa forma, pensar em formas de interferir nas instalações locais e obter novas ideias.

 

cognitiva

cognitiva

Vivenciar a jornada de um cliente em primeira mão gera importantes ideias e oportunidades. Nessa camada, vemos como o cliente percebe cada situação, como transita pelos espaços físicos, se for algo relevante para o negócio, como estabelece interações sociais e o que pode considerar confuso.

 

emocional

emocional

A compreensão emocional dos clientes considera o que os mesmos sentem, o que os afeta e o que os motiva. Estabelecer empatia por meio da emoção dos clientes ajuda as empresas a transformarem seus clientes em defensores.

Público alvo e porque fazer o curso:

Profissionais Liberais e Pequenos Empresários

Descubra um mundo de oportunidades a partir das perspectivas dos clientes.

Empresas

Desenvolva sua equipe de colaboradores com um tema que traz retorno eficaz em qualquer setor.

Gestores

A Empatia é considerada a habilidade número 1 do gestor no mundo moderno.

 

Resultados do Aprendizado:

Oportunidades a partir de dores e ganhos dos clientes.

Propor soluções focadas.

 

Aprender como criar um vínculo emocional com os clientes.