“A Whole New Mind: Why Right-Brainers Will Rule the Future”, de Daniel H. Pink

“A Whole New Mind: Why Right-Brainers Will Rule the Future”, de Daniel H. Pink

“A Whole New Mind: Why Right-Brainers Will Rule the Future”, de Daniel H. Pink

Há muito tempo atrás, a ciência dividiu o cérebro humano em dois hemisférios: o direito e o esquerdo.

Hoje, sabemos que todas as atividades que desempenhamos requerem a cooperação entre o lado esquerdo e direito do cérebro e que cada um desses lados tem um papel específico. O hemisfério esquerdo é responsável por processar as coisas em seus mínimos detalhes, enquanto o hemisférios direito nos fornece um cenário mais amplo.

Essas diferentes funções podem ser vistas, por exemplo, na nossa linguagem. Muito do que sabemos sobre linguagem é proveniente do hemisfério esquerdo quando processamos, por exemplo, palavras em sequência (quando lemos). Por outro lado, o hemisfério direito desempenha o importante papel de interpretar o contexto das mensagens que recebemos. Sem o lado direito do cérebro, nós não seríamos capazes de entender figuras de linguagem como a ironia e as metáforas.

O raciocínio é uma outra área na qual têm papeis diferentes que se complementam:

As respostas originadas no hemisfério esquerdo dependem do que nós aprendemos no passado. Por exemplo, se alguém aponta uma arma para você, o hemisfério esquerdo lhe dá um alerta porque você já aprendeu que armas são perigosas.

O hemisfério direito, por outro lado, não reconhece a arma, mas ele pode desempenhar um papel mais intuitivo e reconhecer outros sinais de perigo, como uma expressão fácil de raiva. O fato de que todas as culturas do mundo tendem a interpretar expressões faciais de forma similar mostra o quão naturais e intuitivas são as funções do hemisfério direito.

Nós sempre procuramos saber qual parte do cérebro é responsável por determinada atividade. Mas, hoje, sabemos que as duas partes trabalham juntas, nos ajudando a desenvolver diferentes maneiras de pensar.

Confira os principais pontos do livro:

-Historicamente, a importância do lado direito do cérebro e a maneira de pensar que ele representa tem sido subestimada.

-À medida em que avançamos para uma Era Conceitual, o lado direito do cérebro se torna mais e mais importante.

-Design: em uma era de abundância material, o design é crucial para a maioria dos negócios modernos.

-Histórias: para ter sucesso nos dias de hoje apresentar fatos não é o suficiente, você precisa saber como contar histórias.

-Sinfonia: colocar as peças juntas é mais importante do que analisá-las separadamente.

-Empatia: em uma época em que computadores assumem mais e mais tarefas, habilidades exclusivas dos seres humanos, como a empatia, começam a se tornar mais importantes.

-Entenda porque a leveza tem se tonado mais e mais importante, seja no meio profissional ou pessoal.

-Quando nossas necessidades materiais são supridas, nós precisamos de significado, propósito e realização na vida.

June 1, 2017