Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados, de Ram Charan

Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados, de Ram Charan

Execução - A Disciplina Para Atingir Resultados, de Ram Charan

Execução: Partir para o ataque é o principal fator de sucesso para sua empresa 

As pessoas mansas podem até herdar a terra (citação bíblica), mas não irão muito longe nos negócios… Se você lidera uma empresa ou um projeto não pode se esconder nas sombras e simplesmente esperar pelo sucesso.

A dinâmica atual do mercado requer que você seja um líder “agressivo” para levar seu negócio rumo ao sucesso. Você precisa estar ciente de que um mercado em acensão pode desaparecer em um piscar de olhos enquanto as áreas mais ignoradas podem se transformar em verdadeiras máquinas de dinheiro. Diante desse cenário, somente os líderes que estiverem prontos para o ataque aproveitarão oportunidades e alçarão o sucesso.

Você deve estar se perguntando: Como posso partir para o ataque? O que isso significa?

Nas próximas páginas todas as suas perguntas serão respondidas e você aprenderá todas as ferramentas necessárias para partir para a ação.

Ignorar os sinais de incerteza de incerteza de sua empresa pode ser um perigo. Esteja sempre atento!

A economia mundial irá crescer cerca de $3o trilhões na próxima década e isso é uma ótima noticia para qualquer tipo de negócio.

Todavia, para aproveitar ao máximo essa oportunidade, você precisa saber onde deve investir e conhecer as tecnologias que dominarão o mercado em um futuro próximo. E isso representa um tremendo desafio. Sabe por quê? Todas as empresas enfrentam um elemento chamado de “incerteza estrutural”.

A incerteza estrutural acontece mediante circunstâncias externas que, naturalmente, não podem ser controladas. Por exemplo, as questões internas relativas aos produtos ou recursos de sua empresa são mais fáceis de avaliar e prevenir futuros problemas. No entanto, as incertezas estruturais podem deixar até mesmo os líderes mais experientes em apuros.

 

Aprendendo com os erros de grandes empresas.

Há algumas décadas a empresa de tecnologia Dell irá líder absoluta no mercado e desfrutava de lucros exorbitantes. Porém, nos anos 2000 essa história mudou para sempre com a ascensão da Apple.

As novas tecnologias lançadas por Steve Jobs provocaram uma mudança drástica na forma como as pessoas viam os computadores pessoais, o que resultou uma queda drástica na procura dos computadores “arroz com feijão” fabricados pela Dell. Essa incerteza estrutural resultou na diminuição da participação da Dell no mercado e na queda dos preços de seus produtos.

Isso aconteceu porque a empresa não se atentou aos sinais do mercado provocados pela revolução provocada por sua concorrente.

Embora as incertezas estruturais muitas vezes surpreendam uma empresa, é possível identificá-las antes do tempo. Afinal, muitas vezes, os sinais e dicas estão sob o nosso nariz! Tudo depende de líderes que os levem a sério.

Esse foi o erro da Nokia ao lançar seus smartphones no mercado. Com certeza os executivos da empresa se lembrarão desse erro por um longo tempo.

Na época, os líderes da Nokia estavam pesquisando sobre as novas tecnologias e mercados de smartphones e sabiam que a Apple também estava na corrida, arquivando uma série de patentes.

No entanto, apenas cruzaram os braços e não partiram para o ataque, dando à Apple toda a chance de se tornar líder em tecnologia. Tal erro fez com que a Nokia perdesse seu posto de líder no mercado de telefones celulares.

Se você não quer que sua empresa cometa os mesmos erros que a Dell e a Nokia precisa aprender a identificar essas inseguranças do mercado e, principalmente, a agir rapidamente.

Nas próximas páginas você aprenderá os primeiros passos e logo estará pronto para partir para o ataque.

 

Seja um catalisador 

Um catalisador é uma pessoa visionária, capaz de identificar o potencial de inovação antes de qualquer outra pessoa.

Como você chama alguém que reage a uma mudança antes mesmo que ela aconteça? Não, não é um vidente ou médium. Pessoas que podem detectar, o quanto antes, eventos importantes no mercado são chamados de catalisadores.

Eles têm a capacidade de criar estratégias assertivas em meio a uma imensa gama de possibilidades podem compreender como e porque mudanças podem acontecer. Então, como os catalisadores podem usar toda essa percepção para sua vantagem?

Um catalisador começa identificando sementes. Sementes são os eventos que podem crescer e se transformarem em ideias verdadeiramente inovadoras. As patentes são grandes exemplos de sementes.

Arquivadas, mas nunca amplamente utilizadas, as patentes são inovações subestimadas pois têm o poder de fornecer as informações necessárias para qualquer mudança. Inovações semelhantes às patentes são usadas pelos catalisadores para se atualizarem sobre as tendências de mercado.

Uma semente em forma de uma patente é algo relativamente fácil de se encontrar e identificar. Seu desafio é encontrar sementes nos lugares mais inesperados, em áreas não relacionadas à sua área de atuação.

 

Você sabia?

Graças a esse senso de percepção, nós podemos desfrutar da TV por satélite. Ted Turner teve a brilhante ideia de fundir duas tecnologias: satélites, que eram usados ​​para transmitir dados para centros de pesquisa e a nascente industria de transmissão por cabos. Assim, Turner viu uma semente na fusão dessas duas tecnologias não relacionadas, e gerou um incrível sistema para transmitir sinais de satélites através de cabos para aparelhos de televisão.

 

Vá em frente, alcance seus objetivos com mais rapidez e incentive sua equipe a seguir com você!

É incrível ter ideias inovadoras, mas elas perdem o sentido se você não as coloca em prática. Naturalmente, implementar uma ideia radicalmente nova não é fácil, mas você não pode dizer que é algo impossível. Há muitas maneiras de fazer isso.

Comece seus planos pelo seu objetivo final. Se você souber o que deseja alcançar e onde quer chegar, com certeza saberá como criar as estratégias necessárias ao longo do caminho. Estabeleça etapas ao longo do caminho e as transforme em objetivos de curto prazo.

Embora você tenha um grande objetivo final e pareça que seu desempenho será reduzido por dividi-lo em etapas, ao trabalhar dessa forma, você estará avançando grandes passos. Mudanças nunca são fáceis, mas valem a pena se você quiser quiser que sua empresa prospere.

Mantendo-se uma comunicação constante entre os líderes, gerentes e empregados podemos garantir que nossas empresas permaneçam no caminho certo.

June 21, 2017