Inteligência emocional 2.0: Você sabe usar a sua?, de Travis Bradberry e Jean Greaves

Inteligência emocional 2.0: Você sabe usar a sua?, de Travis Bradberry e Jean Greaves

Inteligência emocional 2.0: Você sabe usar a sua?, de Travis Bradberry e Jean Greaves

Para evoluir em sua carreira, você precisa desenvolver suas habilidades para lidar com pessoas. Seja você um especialista em estratégias ou um gênio da tecnologia, se você quiser ser um líder precisa interagir com pessoas, sejam empregados, investidores ou clientes. Para isso, melhorar suas habilidades para lidar com pessoas é o primeiro passo.

O segredo para sobreviver ao estresse do trabalho é ser um expert em gerenciar a si mesmo e ser capaz de controlar suas emoções, principalmente nos momentos em que precisar apagar incêndios.

Hoje, o sucesso depende de seus níveis de inteligência emocional. Ter uma inteligência emocional sólida é o que o levará a construir relacionamentos sólidos não só com as outras pessoas, mas consigo mesmo. E esse livro nos mostra formas de aumentar nossa inteligência emocional a partir de alguns pontos surpreendentes, como:

  • Porque você deve saber o apelido de seus colegas de trabalho.
  • Como você pode abraçar o sentimento de vergonha para fazer as coisas acontecerem.
  • Porque você pode dizer muito sobre alguém apenas olhando para seus ombros.

 

Inteligência emocional: conheça a si mesmo, molde seu comportamento, conheça os outros e construa pontes.

Algumas pessoas são incrivelmente boas em compreender a linguagem corporal, com essa habilidade, conseguem decifrar o que as pessoas estão pensando e respondê-las adequadamente. Elas têm facilidade para acalmar os ânimos de um colega de trabalho irritado ou aliviarem a ansiedade de um amigo.

Por que essas pessoas conseguem ser tão boas nisso? A resposta é: elas possuem um alto nível de inteligência emocional.

A inteligência emocional é a habilidade de identificar e compreender nossos próprios sentimentos e os dos outros e influenciar esses sentimentos para que sejam vantajosos para nós. Logo, uma pessoa boa em “ler pessoas” possui uma alta inteligência emocional.

Esse tipo de inteligência é a combinação de quatro elementos:

  1. Autoconsciência – habilidade de compreender seus próprios sentimentos e comportamentos.
  2. Autogerenciamento – habilidade de dominar a si próprio e moldar seu próprio comportamento, independente da situação.
  3. Consciência social – Uma vez que você saiba gerenciar seu comportamento e entender seus sentimentos você precisa compreender os outros. Essa habilidade engloba a compreensão do que deixa as pessoas irritadas, tristes ou animadas, atém da leitura da linguagem corporal.
  4. Gestão de relacionamentos – Engloba a habilidade de compreender seu comportamento e o dos outros para construir relacionamentos fortes, com base no que mais importa na vida das pessoas.

 

Por exemplo, ao melhorar essas habilidades você será capaz de dar feedbacks com mais assertividade, sem ofender aos colegas e com resultados mais efetivos.

 

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March 1, 2017