“Saber vender é da natureza humana”, de Daniel Pink.

“Saber vender é da natureza humana”, de Daniel Pink.

“Saber vender é da natureza humana”, de Daniel Pink.

Para você, vender significa apenas trocar dinheiro por produtos ou serviços?

Mais que uma troca, esse livro nos mostra que vender é uma arte. Vender é trilhar o melhor caminho para persuadir alguém. E não se restringe ao comércio. Podemos vender ideias, planos, convencer e induzir.

As frases a seguir são verdadeiras ou falsas?

(   ) Apenas algumas pessoas têm uma habilidade natural para vendas.

(   ) Apenas algumas pessoas têm mais jeito para convencer os outros.

Se você respondeu que ambas as alternativas são falsas acertou.

Essas frases fazem parte de um mito que defende que apenas algumas pessoas “têm o dom” de vender. Quando na verdade todos nós somos vendedores. Saber vender faz parte da natureza humana. Isso quer dizer que qualquer um pode desenvolver sua capacidade para vender bem e induzir os outros.

Você é um vendedor quando tenta convencer uma criança de que legumes fazem bem à saúde, quando mostra a seu amigo que determinada ideia é melhor que a anterior, quando apresenta uma informação ao seu chefe que o fará voltar atrás em uma decisão e em milhares de outras situações.

Lembre-se de que vender não é manipular. Não é alterar a realidade em benefício próprio. É um exercício de empatia e ajuda outras pessoas a realizarem bem suas atividades.

Quer saber como você pode desenvolver suas habilidades para vender bem?

Confira algumas dicas da obra:

O novo ABC de vendas

Quando falamos em ABC nos lembramos de conceitos ou passos iniciais para aprendermos algo. O ABC de vendas é composto por três conceitos que serão fundamentais para você desenvolver suas habilidades.

A: Sintonização

B: Ânimo

C: Clareza

Essas três qualidades são elementos fundamentais para se conseguir persuadir as pessoas diante da realidade em que vivemos.

Agora, vamos explorar cada conceito e entender a importância para o seu negócio.

A: Sintonização

Você sabe o que é estabelecer sintonização com seus clientes?

Sintonização é a habilidade de colocar as ações e visão em harmonia com outras pessoas e com o contexto em que você se encontra.

É a capacidade de mudar conforme as circunstâncias exigem.

O objetivo principal dessa qualidade é se conectar com os clientes.

B: Ânimo

Essa é a segunda qualidade necessária para convencer seus clientes de que eles precisam do seu produto.

Naturalmente, quando saímos de casa para trabalhar, precisamos nos preparar para um oceano de rejeições. Em sua empresa, a história é a mesma. Você corre o risco de ter seus produtos, serviços e ideias rejeitados. Mas o ânimo é a chave para que você consiga enfrentar cada “maré” de respostas negativas sem desanimar.

Além disso, é a habilidade de animar o cliente, ao invés de irritá-lo.

C: Clareza

Em um mundo repleto de informações, a clareza é o diferencial que permitirá que você ajude a seus clientes a enxergarem as situações pelas quais estão passando de forma diferente e a identificarem problemas que não notaram que possuem.

A clareza nas informações que você transmite sobre seu produto ou serviço é importante, pois, como vimos anteriormente, os clientes estão mais exigentes que nunca e gostam de saber o que estão comprando.

July 6, 2017